Campinas   (19) 3029-9657 Whatsapp São Paulo   (11) 5575-2192 Whatsapp

Receba Informações sobre a Halitose
e os Caminhos para Solucioná-la

OK
 

Mais que um cartão de visita

Mais que um cartão de visita

Saúde Bucal

Um sorriso bonito e um hálito saudável são essenciais para as relações humanas e para um atendimento de qualidade. Saiba como escolher e indicar produtos adequados para uma perfeita higiene bucal.

Quem não gosta de um sorriso branco e saudável? Exibir ou receber um sorriso largo e sincero é sem dúvida um diferencial nas relações humanas. Através do sorriso é possível demonstrar empatia e cordialidade, estabelecer relações afetivas, garantir um atendimento de qualidade, contribuir para a auto-estima do indivíduo e, como afirma o dito popular: "ter um ótimo cartão de visita"! Além da preocupação com a estética, cuidar dos dentes e do hálito são atitudes que garantem a saúde bucal.
A boca é uma das portas de entrada para o organismo, sendo necessário tomar uma série de cuidados com a assepsia bucal. Este hábito contribui diretamente para a saúde e a manutenção das funções do corpo. Garantir dentes saudáveis é uma forma de contribuir para uma boa mastigação e para o exercício dos músculos da face. É através da boca que podemos desenvolver e adquirir inúmeras doenças, desde cáries, infecções na gengiva, perda de massa óssea até um possível câncer bucal.
A última pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde constatou que aproximadamente 30 milhões de brasileiros não possuem todos os dentes. Entre os adolescentes apenas 55% têm todos os dentes, nos adultos o problema atinge 54% e 10% nos idosos. Uma realidade chocante que reflete a falta de preocupação e o despreparo da população em relação a esse assunto.
O estudo também indica que 36% dos idosos não usam prótese dentária e aponta baixo acesso da população a serviços odontológicos: 13% dos jovens nunca foram ao dentista, índice que é de 3% entre adultos e 6% entre idosos.
A instrução e os cuidados com a boca devem começar desde cedo. Com os bebês, por exemplo, é aconselhável utilizar apenas o leite materno para a alimentação, e, quando não for possível, é indicado evitar achocolatados e bebidas com alto teor de açúcar.
A escovação pode ser iniciada no início da dentição com escovas macias e cremes dentais adequados. Já para crianças mais velhas, é fundamental a conscientização da importância de fazer a higienização de forma correta e assim manter a saúde bucal.
A escolha da escova, do creme dental e dos produtos de assepsia deve ser feita respeitando critérios fisiológicos e pessoais. Atualmente o mercado dispõe de opções que se adequam a necessidade de cada indivíduo.
O importante é lembrar que a escovação deve ser feita logo pela manhã, no fim de noite e no intervalo das refeições, com movimentos de cima para baixo, massageando a gengiva. O tamanho da escova deve respeitar a anatomia da boca e a densidade das cerdas deve ser suficiente para limpar os dentes e massagear a gengiva sem machucá-la. Os cremes dentais têm, em geral, a mesma composição, salientando produtos com substâncias para tratamentos específicos ou com diferenciais, como aromas, sabores, removedores de manchas e clareadores.

Outra preocupação constante é com o mau hálito, que segundo a especialista em periodontia pela ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico de São Paulo), Doutora Cássia Vasconcelos Lima, tem 95 % de sua origem na cavidade bucal. Ou seja, o mau hálito ocorre devido à falta de escovação, às doenças da gengiva e à falta de higiene com a língua, que é considerada uma das vilãs no quesito hálito. Para acabar com este problema é indicado fazer a raspagem ou a escovação da língua para evitar a chamada saburra lingual, uma espécie de placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada na parte posterior da língua.
Existem no mercado raspadores e escovas dentais com superfícies diferenciadas que auxiliam nessa função.

".. Aproximadamente 30
milhões de brasileiros não
possuem todos os dentes.
Entre os adolescentes apenas
55% têm todos os dentes, nos
adultos o problema atinge
54% e 10% nos idosos."

O uso do fio dental antes da escovação também é fundamental, justamente por limpar locais que a escova não alcança. Segundo relatos históricos, o fio dental foi descoberto e divulgado por um dentista de Nova Orleans, nos Estados Unidos, Levi Spear Parmly, em 1815. Em princípio ele recomendava aos seus pacientes que utilizassem um fio de seda. A eficácia da técnica foi comprovada e perpetuada até os dias atuais.
Outra técnica indicada pelos dentistas é o uso dos anti-sépticos bucais, que têm a função de inibir a proliferação de microrganismos patogênicos nas mucosas e na cavidade oral. O uso diário de anti-séptico pode evitar a formação de cáries, placa bacteriana, gengivite e halitose. Atualmente são encontrados produtos com doses extras de flúor e também agentes branqueadores em sua composição.
Atualmente, o álcool foi retirado desse produto, porque estudos demonstraram que o uso prolongado da substância pode agredir as papilas linguais e a mucosa causando descamação.
Segundo especialistas, a saúde bucal é adquirida através do uso de produtos específicos, hábitos de higiene e uma alimentação balanceada para a manutenção da saúde geral e oral.


Voltar

Conheça nossos clientes e saiba o que eles pensam sobre a Clínica Halitus

Veja todos os depoimentos

Nossos endereços

São Paulo

São Paulo

Endereço

Rua Apeninos, 930 - Conjunto 42 - Metrô Paraíso


Como chegar

Desça na estação Paraíso do Metrô, pegue a saída da Rua Dr. Eduardo Amaro, vire a direita. Na próxima esquina vire à direita de novo; o prédio da Clínica fica no meio da quadra.

Resp. Téc.: Luciana Sassa Marocchio
CRO SP: 79.084

Veja o mapa

Campinas

Campinas

Endereço

Rua Avelino Silveira Franco, 149 - Bloco 2 - Sala 366 - Condomínio de Escritórios L'Oficce - Ville Sainte Helene


Como chegar

Estrada Campinas - Sousas; Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros/Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira, em frente ao Clube Cultura e à SANASA.

Resp. Téc.: Maurício Duarte da Conceição
CRO SP: 34.205

Veja o mapa

Whatsapp
Fale com a Clínica Halitus


São Paulo
+55 11 94764-2935

Campinas
+55 19 97404-1126