Campinas   (19) 3029-9657 Whatsapp São Paulo   (11) 5575-2192 Whatsapp

Receba Informações sobre a Halitose
e os Caminhos para Solucioná-la

OK
 

Bafo de Leão ...

Bafo de Leão ...

A saúde começa pela boca. Essa frase reflete a mais pura verdade, pois não adianta nada ter um corpo malhado, um aspecto saudável e, quando abrir a boca ...um hálito insuportável. Ao contrário do que as pessoas pensam, estudos comprovam que somente 10% dos casos de mau hálito são provenientes de disfunções estomacais.

O grande vilão do mau hálito está concentrado nos problemas orais, representando os outros 90%. Doenças como gengivite e periodontite, provocam sangramento e maus odores.

As cáries também acumulam restos de alimentos, deixando o hálito comprometido, a placa bacteriana (formada por bactérias e restos alimentares) quando não removida, tanto dos dentes quanto do dorso da língua e bochecha, também podem ser a causa deste grande desconforto.

De acordo com pesquisas recentes, de 30 a 40% da população brasileira sofre de halitose crônica. O mau hálito traz, inclusive, um comprometimento social, mas deve ser encarado de frente, buscar sua causa e tratar do problema a fundo. O recurso de chupar balas e/ou mascar chicletes, só mascaram o problema, quando não trazem um agravamento do caso.

Causas do Mau Hálito Uma das causas mais comuns é a diminuição da quantidade de saliva, que pode ser ocasionada por inúmeros fatores - como ingestão de certos remédios, estresse, doenças e isso facilita a formação da placa bacteriana.
Outras são: mau hálito ao acordar, o que é muito normal - mas deve desaparecer logo - longos intervalos em jejum, bebidas alcoólicas, diversos alimentos (principalmente os com excesso de gordura animal e proteína , além do alho, cebola, frituras, alimentos que contenham enxofre, etc.) e até intestino preso ou diarréia podem causar halitose.

"É importante dizer que o estômago quase nunca provoca o mau hálito, exceto em casos que a pessoa seja portadora de um refluxo gastro-esofágico, o que vai acabar facilitando a formação da língua saburrosa e esta irá gerar o mau hálito, mas isto é muito raro", confirma o especialista em halitose, o dentista Maurício Duarte da Conceição, diretor da Halitus - Centro de Tratamento dos Odores Bucais, que atende em São Paulo, Campinas e São José dos Campos.

Dr. Maurício trata a questão do ponto de vista holístico, isto é, analisando o ser humano como um todo: corpo, mente, emoções, pensamentos, sentimentos, todos esses fatores interligados e não fragmentados. "No tratamento de halitose, por existirem mais de 50 causas e pelo fator emocional ter uma grande importância na ocorrência de diversos sintomas, nós temos que olhar para o paciente como um todo. Devemos investigar a parte emocional, as diversas áreas do organismo, pois sabemos que a maneira como as pessoas pensam e agem acaba afetando seu organismo, e a maneira como trata o seu corpo acaba afetando a área emocional", completa Dr. Maurício.

O aspecto emocional tem muita influência, pois causa muitas vezes uma diminuição da quantidade de saliva ou hipoglicemia (ambas geram mau hálito). "Doenças mais graves como o diabetes, disfunção renal grave, carência de vitamina C e outras disfunções, também podem causar alteração no odor bucal, mas devem ser acompanhadas também por um especialista da área", enfatiza Dr. Maurício.


Observação : essa reportagem contém alguns erros a respeito da halitose.
 


Voltar

Conheça nossos clientes e saiba o que eles pensam sobre a Clínica Halitus

Veja todos os depoimentos

Nossos endereços

São Paulo

São Paulo

Endereço

Rua Apeninos, 930 - Conjunto 42 - Metrô Paraíso


Como chegar

Desça na estação Paraíso do Metrô, pegue a saída da Rua Dr. Eduardo Amaro, vire a direita. Na próxima esquina vire à direita de novo; o prédio da Clínica fica no meio da quadra.

Resp. Téc.: Luciana Sassa Marocchio
CRO SP: 79.084

Veja o mapa

Campinas

Campinas

Endereço

Rua Avelino Silveira Franco, 149 - Bloco 2 - Sala 366 - Condomínio de Escritórios L'Oficce - Ville Sainte Helene


Como chegar

Estrada Campinas - Sousas; Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros/Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira, em frente ao Clube Cultura e à SANASA.

Resp. Téc.: Maurício Duarte da Conceição
CRO SP: 34.205

Veja o mapa

Whatsapp
Fale com a Clínica Halitus


São Paulo
+55 11 94764-2935

Campinas
+55 19 97404-1126